1 de jul. de 2011

Acróstico Leonístico

Desde que o segundo acróstico oficial do LIONS foi adotado no Brasil, em 8 de agosto de 1952, ficou nacionalmente sacramentado e conhecido como "Liberdade, Inteligência, Ordem, Nacionalidade e Serviço".

Durante a 3a. sessão plenária do CNG 97/98, realizada em 27 de maio de 1998, na capital mineira, Belo Horizonte, o Colegiado do Conselho aprovou, por maioria, moção apresentada pelo L.C. de São Paulo - Jardim Paulista, e de autoria do PDG José Gilberto Ribeiro Ratto, alterando o significado das letras "I" e "N" do moto da palavra LIONS.

O CL. Ratto, que defendeu pessoalmente a proposta junto ao Colegiado 97/98 do CNG, convenceu pela razão e pelo seu elevado sentimento leonístico e patriótico. Sua moção procurou adequar os enunciados das letras "I" e "N" para que os mesmos representassem conceitos interpretados pela expressão da linguagem e cultura do povo brasileiro, sem se afastar dos mandamentos filosóficos do leonísmo.

De conformidade com a proposição apresentada, que foi aprovada pelo Colegiado e editada como Resolução do CNG, as palavras "Inteligência" e "Nacionalidade" foram substituídas por "IGUALDADE" E "NACIONALISMO".

Dessa forma, desde 27 de maio de 1998 o leonísmo brasileiro tem o seu terceiro acróstico Oficial de LIONS: "Liberdade, Igualdade, Ordem, Nacionalismo e Serviço".

Colaboração
CL Jacymar Ribeiro de Arruda
LC Ribeirão Preto-Campos Elíseos

Nenhum comentário:

Postar um comentário